sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

LIBERDADE!


Olá, amados!

Hoje quero fala de LIBERDADE...  

Liberdade, em filosofia, pode ser compreendida sob um perspectiva que denota a ausência de submissão e de servidão. Ou sob outra perspectiva que é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. (Wikipédia)

Então a minha pergunta é: O que as pessoas entendem por liberdade? Fazer o que querem com AUTONOMIA E ESPONTANEIDADE?
Muitas vezes eu acho que quase ninguém sabe viver em liberdade, ou sabe aproveitar o estado de ser livre. Cobram liberdade pra se relacionarem com o sexo que escolherem, a idade que escolherem, a cor, a igualdade... enfim, tantas cobranças e lutas, mas e na hora de viver com isso? 
"Não tenho preconceito, mas se fosse comigo acho que levaria um choque até aceitar", não é assim que muitos respondem a algumas perguntas sobre homossexualismo, ou doenças sexualmente transmissível, por exemplo, liberdade condicional, tudo bem as diferenças dos outros, mas se for comigo...
Será que temos essa liberdade que pensamos ter? podemos amar quem queremos sem ser condenados por isso? podemos expressar a nossa opinião sem sermos criticados, opinião não significa que estamos certos, é somente um relato daquilo que pensamos, tudo bem se estivermos errados e outra pessoa discorda, mas somos livres pra falar o que pensamos sem agredir os outros. Liberdade tem que estar junto com respeito, quem não tem respeito com o próximo, não sabe ser livre, não sabe aceitar as pessoas como elas são.
Usamos a liberdade pra fazer o que é errado muitas vezes, não sabemos o que fazer com ela, porque dependemos da opinião dos outros, não vou fazer, não vou falar, porque o que vão pensar de mim... onde está a liberdade ai a tal AUTONOMIA E ESPONTANEIDADE?
Vivemos uma liberdade falsa, onde temos que ser de acordo com o que os outros querem, se pensa mais em agradar a grande maioria, do que agir com nossa própria vontade. Somos constantemente julgados e muitas vezes condenados por ser quem realmente somos. Ainda temos muito que lutar pra aprender a ser livre.

"Não existe nenhum passeio fácil para a liberdade em lado nenhum, e muitos de nós teremos que atravessar o vale da sombra da morte vezes sem conta até que consigamos atingir o cume da montanha dos nossos desejos." 
                                 Nelson Mandela

Paz e Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário